Fotos de dois projetos que participei da UFPA e Embrapa, sob coordenação de Noemi Porro - profissional na área de desenvolvimento sustentável e desenvolvimento rural. Para capacitação, resistência, protagonismo feminino na produção de base familiar ( no caso manejo de açaizal) e na gestão de recurso natural na produção de artesanato em madeira. Onde ministrei o curso de tábuas de cortar e colheres de pau com ferramentas manuais.

Esses projetos foram realizados no interior do Pará, em Anapú dentro de uma zona de assentamento. ( fronteiras invisíveis de terra, que são doadas para famílias rurais vindas de diversas regiões do Brasil). Podem imaginar o conflito que isso gera, culturas completamente diferentes, e com a mínima possibilidade de saúde e educação.

Uma pessoa importantíssima nesse contexto todo, foi a irmã Dorothy, que muito trabalhou em prol desses moradores rurais. E que infelizmente foi assassinada em 2005, por moradores locais,  dentro do próprio PDS, projeto de desenvolvimento sustentável que ela criou, para viabilizar o desenvolvimento rural.

Os PDSs ainda existem  e iniciativas assim, possibilitam a continuidade dessa sementinha que foi plantada.

More